Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista está situada numa posição privilegiada em relação às outras cidades do Vale do Paraíba: situada na região do Vale Histórico e do Circuito da Fé, distante 34 km da Basílica de Aparecida e 106 km da cidade turística de Campos do Jordão em São Paulo, 70 km da cidade turística finlandesa de Penedo no Rio de Janeiro e 110 km das cidades turísticas de São Lourenço e Caxambu no Sul de Minas Gerais. 


Canção Nova

"Cachoeira Paulista é o lugar onde Deus nos colocou para viver de maneira privilegiada a missão de evangelizar. Realizar a evangelização em suas três fases. Realizar essa evangelização pelos meios de comunicação: a mídia".

Monsenhor Jonas. 


Santa Cabeça 

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora.



Sobre o Nome:

A origem do nome Cachoeira Paulista deve-se ao fato de o Rio Paraíba ter algumas corredeiras após o pontilhão de Ferro da MRS Logística (antiga Estrada de Ferro Central do Brasil). Antes de se chamar Cachoeira Paulista, a cidade teve 7 nomes diferentes: Porto da Cachoeira, Arraial do Porto da Cachoeira, Porto da Cachoeira, Arraial porto da Cachoeira de santo Antônio, Freguesia de Santo Antonio da Cachoeira, Vila de Santo Antonio da Bocaina, Vila de Santo Antônio da Cachoeira, Vila da Bocaina, Bocaina, Cachoeira, Valparaíba.


Características geográficas

Área 288 km² 
População 32 536 hab. (SP: 187º) - CensoIBGE/2016
Densidade 112,97 hab./km²
Altitude 521 m
Clima: tropical